
Publicado em 04/02/2025 - 13:36 / Clipado em 05/02/2025 - 13:36
Rio Bonito terá novo centro cultural e de lazer do Governo do Estado
Município está entre os 19 contemplados com os CEUs da Cultura, que promoverão educação, arte e cidadania com investimentos do Novo PAC
Por: Redação
O Governo do Estado anunciou a seleção de 20 terrenos para a construção dos CEUs da Cultura, espaços comunitários voltados para educação, cidadania, arte e geração de renda, com recursos do Novo PAC. Entre os municípios contemplados está Rio Bonito, que terá uma unidade desse equipamento.
A iniciativa faz parte do Programa Cidade Integrada, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ). A capital receberá dois centros, localizados no Jacarezinho e no Cesarão, enquanto outras 18 cidades fluminenses, incluindo Rio Bonito, terão uma unidade cada.
O Rio de Janeiro será o segundo estado do Brasil com mais CEUs da Cultura construídos, contando com cerca de R$ 40 milhões em investimentos federais. Cada unidade terá entre 300m² e 500m² e contará com espaços para expressão corporal, arte, educação e geração de renda.
Espaços planejados com participação da população
O projeto prevê módulos fixos, como biblioteca, incubadora cultural e espaço multiuso, além de módulos opcionais escolhidos pela comunidade, como laboratório de economia criativa, cineteatro, cozinha comunitária, estúdio de gravação, sala de dança, quadra poliesportiva e parque infantil.
A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, reforçou a importância da iniciativa: “Democratizar o acesso à cultura é nossa missão, e isso só é possível com o diálogo entre poder público e sociedade civil”, ressaltou.
Além de Rio Bonito, os municípios contemplados são Angra dos Reis, Barra Mansa, Cabo Frio, Campos de Goytacazes, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Japeri, Macaé, Magé, Piraí, Queimados, Rio de Janeiro (Cesarão e Jacarezinho), São Gonçalo, São João da Barra, Seropédica, Tanguá, Teresópolis e Vassouras.
Para o presidente da EMOP-RJ, André Braga, a construção dos CEUs da Cultura terá um impacto positivo no desenvolvimento econômico e social dessas regiões, gerando emprego e renda antes, durante e após a conclusão das obras.
Veículo: Online -> Site -> Site A Tribuna RJ