
Publicado em 29/11/2024 - 10:20 / Clipado em 29/11/2024 - 10:20
Após Crea alertar para risco de queda de ponte em Niterói, prefeitura anuncia obras
Reforma da estrutura da estrutura, que liga a Ilha do Caju e a Ilha da Conceição, terá investimento de R$ 21,4 milhões
Por Felipe Gelani — Rio de Janeiro
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) alertou a Prefeitura de Niterói sobre o estado crítico de uma ponte que conecta a Ilha do Caju à Ilha da Conceição, na Baía de Guanabara, conforme publicado na coluna do Ancelmo, na segunda-feira (25). De acordo com o Crea-RJ, a estrutura apresenta corrosão significativa no concreto e nas ferragens, além de falhas na sinalização e no bloqueio de áreas para pedestres. A ponte de cerca de cem metros de extensão, segundo o conselho, ameaça cair e provocar também grave acidente ambiental. Pelo local, passam caminhões pesados com transporte de combustível. Sob a ponte, circulam pequenas embarcações.
Em resposta, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Obras, anunciou que finalizou o pré-projeto da obra, que visa a garantir a segurança e a continuidade do tráfego na ponte, atendendo às exigências de manutenção e recuperação apontadas pelo Crea-RJ.
"A previsão é que as intervenções comecem ainda no início de dezembro, com um investimento de R$ 21,4 milhões. Os serviços preliminares de mobilização de sondagem para o projeto executivo de fundação e preparação de canteiro serão iniciados na próxima segunda-feira (2)", disse a prefeitura, em nota.
O presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández, enfatizou o risco de um acidente se a ponte não receber a manutenção adequada, com potencial impacto ambiental para a Baía de Guanabara. Ele defende que os órgãos públicos competentes determinem a interrupção do tráfego na ponte e a sua recuperação, por meio da contratação de empresas e profissionais devidamente registrados e habilitados.
— O caso que a gente está vendo em Niterói, nessa ponte, na região portuária, é um caso gritante. A fiscalização do Crea identificou, através de denúncia, a falta total de manutenção e de recuperação das estruturas de uma ponte onde há tráfego intenso de caminhões, até com combustível. A queda desta ponte pode representar um risco ambiental muito grande para a Baía de Guanabara — afirmou o presidente do Crea
Entenda o caso
Em 13 de novembro, fiscais do Crea-RJ inspecionaram o local, constatando que ainda não havia sido iniciada qualquer obra de reparo da ponte, onde é intenso o tráfego de carros e caminhões pesados. A estrutura tem vários pontos em que o concreto e a ferragem estão corroídos. Foi constatado também que a sinalização luminosa do local está desativada, o que pode facilitar acidentes entre os veículos que circulam pelo local.
Além disso, os fiscais verificaram que foi rompido, em dois pontos, o lacre que mantinha interditada a passagem de pedestres, colocado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotécnica de Niterói. A travessia é usada, inclusive, por pescadores.
A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotécnica de Niterói havia interditado a passarela de pedestres em 30 de junho de 2021, tendo em vista o risco de acidentes associados ao piso e à falta de guarda-corpos em alguns trechos. Na época, a secretaria comunicou o fato ao Corpo de Bombeiros, à delegacia de polícia local e à Defesa Civil Estadual.
Veículo: Online -> Portal -> Portal O Globo - Rio de Janeiro/RJ