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Site Diário do Rio/RJ

Publicado em 03/10/2024 - 12:55 / Clipado em 03/10/2024 - 12:55

Diretor do Crea-RJ defende extensão do metrô até Niterói e São Gonçalo


Engenheiro Luiz Carneiro destaca importância de conectar municípios da Região Metropolitana do Rio ao sistema metroviário


Por Quintino Gomes Freire
 

O engenheiro Luiz Carneiro, diretor do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro), defendeu que o governo do estado priorize o projeto de extensão do metrô até Niterói e São Gonçalo, municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Em entrevista à Super Rádio Tupi, Carneiro ressaltou a importância da obra para atender cerca de dois milhões de habitantes dessas cidades, proporcionando um transporte público eficiente.

“A conclusão da estação da Gávea é importantíssima, por causa da segurança, entre outros fatores. Mas precisamos fazer a ligação da Linha Dois com o outro lado da Baía de Guanabara. Levar o metrô a Niterói e São Gonçalo beneficiaria toda a população do outro lado”, afirmou Carneiro, que participou do projeto original do metrô nos anos 1970, ainda no governo Negrão de Lima. Ele acrescentou que a extensão seria viável, cruzando a Baía por um túnel subterrâneo de cerca de 5,5 km.

O presidente do Crea-RJ, Miguel Fernández, também participou da entrevista e comentou sobre a possível retomada das obras da Linha 4, que inclui a conclusão da estação Gávea. As obras, paralisadas desde 2015, devem ser retomadas graças a um acordo entre o governo estadual, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e a concessionária MetrôRio. O investimento estimado é de R$ 600 milhões, e, em troca, a concessionária terá a operação prorrogada por mais dez anos.

“A retomada dessa obra é fundamental, pois representa riscos à sociedade e à universidade no entorno. Vamos garantir que essa obra seja executada com engenharia adequada, profissionais habilitados e segurança para todos”, afirmou Fernández.

O Crea-RJ pretende fiscalizar a retomada das obras para garantir que o cronograma seja cumprido com segurança, sem mais adiamentos. “O mais importante é garantir a segurança da estação e não protelar ainda mais o início dessas obras”, concluiu Fernández.

Atualmente, o metrô do Rio de Janeiro conta com 41 estações e 57 quilômetros de extensão, sendo o quarto maior sistema em extensão no Brasil e o terceiro maior em movimentação de passageiros, com uma média de 660 mil usuários por dia.

 

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