
Publicado em 27/09/2024 - 14:56 / Clipado em 27/09/2024 - 14:56
Seca reduz produção de água no Sistema Imunana-Laranjal
Abastecimento é afetado em São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá e Ilha de Paquetá; previsão de chuvas pode melhorar o cenário
Por Quintino Gomes Freire
O sistema Imunana-Laranjal, da Cedae, opera com dificuldades por causa da seca; presidente do Crea-RJ adverte para risco de falta d'água. Foto: Divulgação/Cedae
Devido à estiagem que atinge o Estado do Rio de Janeiro, o Sistema Imunana-Laranjal está operando com 89% de sua capacidade máxima nesta sexta-feira (27/9). Como resultado, o abastecimento de água foi reduzido para os municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (água bruta), parte de Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá. Essas áreas são atendidas pelas concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói.
A captação de água é feita no Canal de Imunana, formado pelos rios Guapiaçu e Macacu, localizados no município de Guapimirim. Com a previsão de chuvas para hoje e amanhã (28/9), há expectativa de que a produção de água do sistema possa ser aumentada nos próximos dias.
Enquanto a situação persiste, a Cedae pede que os consumidores façam uso equilibrado da água, evitando tarefas que exijam grande consumo e que possam ser adiadas. A companhia informou que monitora regularmente o nível dos rios e fornecerá atualizações sobre a situação, conforme necessário.
https://diariodorio.com/seca-reduz-producao-de-agua-no-sistema-imunana-laranjal/
Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Rio/RJ