
Publicado em 08/07/2024 - 13:36 / Clipado em 15/07/2024 - 13:36
Desmoronamento parcial de shopping pode ter sido causado por uma obra
A Defesa Civil interditou o prédio no último domingo. Dezenas de famílias dependem do espaço para manter o sustento
Por: Gabriel Ferreira
Comerciantes e moradores da Rua Engenheiro Guilherme Greenhalgh estão apreensivos com o fechamento temporário do Centro Comercial Icaraí. O local, apelido de ‘Shopping das Galinhas’, foi interditado após um desmoronamento parcial na madrugada do último domingo (7).
Pedro Araújo, proprietário de um salão de beleza no empreendimento, afirma que não foi avisado das obras que aconteciam no local.
“Começou-se a fazer uma obra com britadeira que sempre escutávamos por volta das 17h, só que nós não víamos placas de engenheiro e sequer explicando as obras. Nunca comunicaram nada. Uma dessas pessoas que estavam trabalhando deve ter mexido em alguma parede, uma coluna, que afetou justamente a sustentação do terceiro andar. Isso não só atingiu o prédio, como os rendimentos de várias famílias que precisam trabalhar aqui”, revela.
“O desmoronamento ocorreu na madrugada de domingo, desde então, ninguém veio falar com a gente. Nós temos conta para pagar, o meu condomínio está em dia e não recebi um pedido de desculpas ou alguma satisfação do que pode ser feito, nem do sindico e nem dos próprios proprietários. A Defesa Civil também não veio falar comigo, eu que fui até eles, e ainda estamos aguardando uma liberação. A ideia é que sejam liberadas de dois em dois para subir e pegar seus pertences”, conta.
Um morador da rua que optou por não se identificar relatou que ficou assustado com a barulheira causada pelo desmoronamento. “Eu moro aqui na rua de atrás, e confesso que fiquei assustado com que vi. De início, eu achei que se tratava de um transformador estourando”, relata.
O acidente
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, parte de uma fachada de uma academia de ginástica desabou e causou transtornos ao local na madrugada do último domingo (7). O desmoronamento teria ocorrido por volta das 5h.
Na ocasião, apenas o vigia estava no local. Ninguém ficou ferido. Dois carros foram atingidos pelos escombros, mas somente um deles ficou com partes destruídas.
Os escombros e parte dos vidros despedaçados ainda podem ser vistos no entorno. Parte da calçada precisou ser interditada pela Defesa Civil para impedir que pedestres circulassem pelo local.
Em nota, um dos representantes do Centro Comercial Icaraí disse que o desmoronamento ocorreu em decorrência de obras no terceiro andar. O empreendimento acrescentou ainda que todas as manutenções e revisões do prédio estão em dia.
Uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (CREA-RJ) também estiveram no local. Os técnicos alegaram não saber quando o prédio voltará ao funcionamento, informando que ainda dependem do aval da Defesa Civil de Niterói.
Também procurada, a Defesa Civil informou que realizou, na manhã desta segunda-feira (8), uma nova vistoria no local e a edificação segue interditada, assim como a área do passeio público sob a fachada onde ocorreu o colapso parcial. Foram solicitados documentos referentes às obras do local. A Secretaria está elaborando o relatório sobre o caso.
Veículo: Online -> Site -> Site A Tribuna/RJ