
Publicado em 07/06/2024 - 16:07 / Clipado em 10/06/2024 - 16:07
I Wanna Be Tour: conduta de engenheiro responsável por autorizar festival é investigada
O evento foi organizado pela empresa 30e - mesma empresa acusada pelas cantoras Ivete Sangalo e Ludmila de falhas de segurança em turnês planejadas para este ano.
Por Gabriel Freitas
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Rio de Janeiro investiga a conduta do engenheiro eletricista, responsável por autorizar o festival I Wanna Be Tour, em março deste ano, que terminou com a morte de João Vinícius Ferreira Simões, de 25 anos, após uma descarga elétrica.
O evento foi organizado pela empresa 30e - mesma empresa acusada pelas cantoras Ivete Sangalo e Ludmila de falhas de segurança em turnês planejadas para este ano, o que levou ao cancelamento dos shows.
Familiares de João Vinícius participaram, nesta sexta-feira (7), de uma reunião na sede do CREA do Rio. A Assembleia Deliberativa do Conselho vai decidir se Eli Felipe Valadão Belo, o engenheiro responsável, terá o registro cassado.
O inquérito, concluído pela Polícia Civil do Rio em abril, recomendava a prisão de nove pessoas, incluindo o engenheiro e outros envolvidos com a 30e e o Riocentro, por fraude processual e homicídio com dolo eventual.
O caso, no entanto, precisou voltar para a Polícia Civil porque o Instituto Médico Legal ainda não entregou um exame necessário para esclarecer a causa da morte – o exame analisa tecidos do corpo para determinar o que aconteceu.
Relembre o caso
João Vinícius morreu após sofrer um choque elétrico ao encostar em um food truck durante uma forte chuva no festival. O inquérito policial apontou falhas graves na infraestrutura elétrica do evento, responsabilizando os organizadores e engenheiros.
A CBN tentou contato com a defesa de do engenheiro Eli Felipe Valadão Belo e da 30e, mas não teve retorno. A Polícia Civil do Rio e o Ministério Público do Estado não responderam os questionamentos da reportagem sobre as investigações.
Veículo: Online -> Site -> Site CBN Rio