Clipclap

Aguarde ...

 Site CAU/RJ Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro

Publicado em 26/03/2024 - 14:42 / Clipado em 26/03/2024 - 14:42

Exercício ilegal da profissão e construções irregulares são temas de reunião do CAU/RJ, Crea-RJ e MPRJ


Crédito: Bruno Bou/MPRJ

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) participaram de uma reunião no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 25 de março. Durante o encontro, foram discutidos temas como o direito à acessibilidade, o combate às construções irregulares e ao exercício ilegal das profissionais. A conversa contou com a participação do presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, do presidente do Crea-RJ, Miguel Fernandez, e do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos.

“Nós recebemos com muito prazer a visita dos presidentes dos Conselhos, para o estreitamento da pauta institucional. Há vários temas que são da atribuição do Ministério Público e dos órgãos representantes da classe e se torna relevante uma atuação cooperativa”, destacou o PGJ.
Crédito: Bruno Bou/MPRJ

O presidente do CAU/RJ reforçou o caráter colaborativo do encontro. “A ideia é podermos implementar ações concretas na direção do combate a irregularidades, não apenas do ponto de vista do exercício ilegal da profissão, mas também em relação ao combate a obras irregulares que acontecem em grande escala e na discussão de assuntos fundamentais, como acessibilidade universal e a garantia dos direitos individuais sob o ponto de vista do ir e vir e do acesso às áreas urbanas”, disse Sydnei Menezes.

Segundo Miguel Fernandez, a reunião foi um desdobramento de uma parceria que vem sendo construída entre os dois Conselhos para combater ações ilegais. “A participação do MPRJ é fundamental para a construção de uma parceria tripartite relacionada a temas que sejam de interesse da sociedade para a questão das Engenharias e da Arquitetura. A ideia é promover uma cooperação em várias ações como, por exemplo, as questões das construções irregulares e do exercício ilegal das profissões, além de questões mais específicas, como acessibilidade e vistorias”, afirmou o presidente do Crea-RJ.

Também participaram da reunião o chefe de   gabinete em exercício e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ), Átila Pereira, a Conselheira Federal do CAU pelo Rio de Janeiro, Leila Marques da Silva, o procurador do CAU/RJ, João Paulo Balsini, e o advogado Lucas Laupman.

 

Com informações do MPRJ.

 

https://www.caurj.gov.br/acessibilidade-exercicio-ilegal-da-profissao-e-construcoes-irregulares-sao-temas-de-reuniao-entre-cau-rj-crea-rj-e-mprj/

Veículo: Online -> Site -> Site CAU/RJ Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro