Clipclap

Aguarde ...

Portal O Globo - Rio de Janeiro/RJ

Publicado em 13/01/2024 - 11:13 / Clipado em 15/01/2024 - 11:13

Carnaval 2024: Crea-Rj realiza inspeção na Marquês de Sapucaí e na Cidade do Samba


Pequenos ajustes deverão ser feitos em contêineres e banheiros da Sapucaí. Organizadores foram notificados para realizar alterações


Por O GLOBO — Rio de Janeiro

 


O presidente do Crea-RJ, Miguel Fernandez Y Fernandez, participa de vistoria na Sapucaí — Foto: Gabriel de Paiva

 

A pouco menos de um mês do início do carnaval, profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ) realizaram, na tarde de sexta-feira, inspeção na Marquês de Sapucaí e na Cidade do Samba, ambas no Centro. De acordo com o presidente da autarquia, Miguel Fernandez Y Fernandez, que acompanhou as equipes de fiscalização, foram encontradas pequenas irregularidades nas bases de apoio a contêineres, além de vazamentos em alguns dos banheiros da Sapucaí.

— Nada de grave; são coisas que podem ser corrigidas a tempo dos desfiles. Fizemos a notificação aos organizadores, juntamente com orientações para que os ajustes sejam feitos. O importante que é que a ação preventiva seja feita para que não haja problemas no dia dos desfiles — disse Fernandez Y Fernandez.

De acordo com o presidente, na Cidade do Samba não foram encontrados problemas. A fiscalização faz parte de uma rotina do Crea-RJ, que há anos realiza inspeções na Passarela do Samba antes do carnaval.

— Estamos criando no Crea-RJ uma comissão de fiscalização para tornar isso uma rotina em megaeventos que aconteçam no estado. Já parte da nossa rotina, como no caso do carnaval. Mas a ideia é estruturar melhor esse tipo de ação em todo o estado e fazer o acompanhamento desses grandes eventos antes, durante e depois da realização — informa o presidente.

Na última semana de dezembro do ano passado, equipes do Crea-RJ já haviam estado no Sambódromo do Rio para fiscalizar as estruturas que irão receber o público durante os desfiles das escolas de samba do carnaval de 2024. Os técnicos fiscalizaram as áreas correspondentes a camarotes, frisas, boxes especiais, cadeiras e arquibancadas.

O objetivo da fiscalização é garantir que os desfiles aconteçam com tranquilidade, obedecendo às normas técnicas de segurança. Todos os anos, desde 1999, o conselho fiscaliza a montagem do maior espetáculo cultural do país, recolhendo as devidas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), documento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou pela prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Crea-RJ. No carnaval do ano passado, foram recolhidas 655 ARTs.

 

https://oglobo.globo.com/rio/carnaval/noticia/2024/01/13/carnaval-2024-crea-rj-realiza-inspecao-na-marques-de-sapucai-e-na-cidade-do-samba.ghtml

Veículo: Online -> Portal -> Portal O Globo - Rio de Janeiro/RJ