Clipclap

Aguarde ...

 Site Jornal Campos 24h

Publicado em 17/08/2023 - 15:43 / Clipado em 17/08/2023 - 15:43

Na Alerj - Rio estuda políticas para reativação de malha ferroviária


A Frente defende a reativação da malha ferroviária ociosa e o aprimoramento da que está em operação


A Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizou nesta terça-feira (15/08) reunião de instalação, e o objetivo da Casa é debater a logística do transporte de cargas e formular políticas públicas voltadas para esse setor. A Frente defende a reativação da malha ferroviária ociosa e o aprimoramento da que está em operação. (leia mais abaixo)

O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Luiz Paulo (PSD), ressaltou a importância da instalação dessa Frente para o estado e disse que o Estado está atrasado em comparação a outros estados. "Essa é uma das Frentes mais significativas do Parlamento, porque o Estado do Rio, historicamente, está muito atrasado na questão da logística do transporte de cargas sobre trilhos. Estamos entre os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo em que as ferrovias estão bem desenvolvidas… Já o nosso Rio de Janeiro tem poucas malhas ferroviárias, sendo predominante o transporte de cargas por rodovias", comentou.(leia mais abaixo)

Luiz Paulo ainda pontuou que é necessário ter a logística de transporte sobre trilhos consolidada, pois nos próximos dois meses o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Social será entregue, e ele é que irá fundamentar o Plano Plurianual (PPA).(leia mais abaixo)

Durante o encontro, a deputada Lucinha (PSD) foi eleita vice-coordenadora e a deputada Martha Rocha será a secretária-geral da Frente Pró-Ferrovias Fluminense. Após a votação, os deputados afirmaram que irão apresentar novas proposições relativas ao setor.(leia mais abaixo)

Martha Rocha pontuou que irá apresentar alguns indicadores e ações que podem ser desenvolvidos para fortalecer o dinamismo da logística de carga através das ferrovias. Ela ainda explicou o que o Parlamento pode fazer com relação aos investimentos concedidos pelo Governo Federal através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).(leia mais abaixo)

"Investir na logística de carga, através da ferrovia, garante o desenvolvimento. O Rio de Janeiro é o estado que irá receber o maior número de investimento do PAC. Podemos verificar se foi destinado algum tipo de verba para essa estratégia e com isso amarrar essas ações do Governo do Estado com o Governo Federal", disse a deputada.

Participaram também da reunião o deputado Rosenverg Reis (MDB); o vice-presidente Técnico Cultural de Memória e Preservação Ferroviária da AENFER, Hélio Suevo; o secretário de Transportes de Japeri, José Augusto Valente; o diretor de Transportes e Logística do Crea-RJ, Itamar Marques; o coordenador do Movimento em Defesa dos Trens (MDT), Fábio Ferreira; o diretor-presidente da Assessoria Fiscal da Alerj, Mauro Osorio; e o presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Ricardo Lafaiete.

 

https://www.campos24horas.com.br/noticia/na-alerj-rio-estuda-politicas-para-reativacao-de-malha-ferroviaria

Veículo: Online -> Site -> Site Jornal Campos 24h